Doenças raras: tipos e sintomas / Artigos /

Apoio para famílias raras: Conheça o Instituto Genteboa

Sobre o Instituto Gente Boa

Fundado em 2018 por Liz Perotti, o Instituto Genteboa atende famílias raras de todo o Brasil, oferecendo o suporte necessário para que pacientes com síndromes raras e seus familiares possam manter seu tratamento e qualidade de vida com dignidade.

Ao longo destes 7 anos de trabalho, mais de 500 famílias foram atendidas. Destas, mais de 50 são acolhidas de maneira permanente pelo Instituto.

Atualmente, o foco principal do Genteboa é fornecer doações com insumos, medicamentos e dietas de alto custo para estas famílias.

No ano passado, o Instituto entregou uma caixinha com doações todos os dias, em algum lugar do país.

Além dessas doações, o Genteboa oferece suporte jurídico para a obtenção de medicações de alto custo, pedidos de home care (cuidados domiciliares) e desospitalizações, assim como atendimento médico e terapêutico especializado.

Mães atípicas solo também são atendidas pela iniciativa, que recebem ajuda financeira para arcar com as despesas de suas casas.

A importância das ONGs

"Acredito que as ONGs focadas na área da saúde tem um papel fundamental na sociedade, pois além de acolher e orientar pessoas com diagnósticos de síndromes raras e suas famílias, também trazem visibilidade para as doenças raras e a importância da inclusão", afirma Liz Perotti.

Para ela, as famílias são o alicerce de pessoas com síndromes raras e o bem estar delas é primordial para um tratamento mais eficaz.

"É por isso que o Instituto Genteboa tem o cuidado de acolher os familiares juntamente com o paciente. Assim, melhoramos a qualidade de vida não apenas de quem está em tratamento, como também de todas as pessoas envolvidas no seu dia a dia", comenta.

Segundo a fundadora do Instituo, é importante oferecer os meios necessários para que todos vivam com dignidade, aliando serviços de orientação jurídica, atendimento médico e terapêutico especializados, bem como a manutenção dos cuidados de internação domiciliar, além do acolhimento e ajuda financeira à mãe atípica solo.

As famílias que gostariam de receber a ajuda do Instituto Genteboa precisam entrar em uma fila de espera e ter suas necessidades avaliadas. Para entrar em contato, envie um email para ajuda@genteboa.org ou acesse o perfil @institutogenteboa no Instagram

dolegliwosci icon

Os sintomas são diversos e recorrentes há mais de 6 meses.

podejrzewacie icon

Alguém da sua família recebeu diagnóstico de doença rara.

szukasz icon

Os médicos não sabem explicar o que está acontecendo

Peça uma avaliação. Nosso serviço é prático, seguro e totalmente gratuito.



Pedir avaliação

Tire suas dúvidas sobre doenças raras

Acesse nossa base de conhecimento

Saiba mais