E76.0
Deficiência de alfa-L-iduronidase, MPS I S (subtipo inclui síndrome de Hurler-Scheie e síndrome de Scheie)
Todas as idades
Autossômica recessiva
Os sintomas da MPS podem variar de acordo com a sua forma (grave, moderada ou atenuada). O curso da doença é progressivo e os pacientes possuem características faciais espessadas, baixa estatura, restrição da mobilidade do tecido conjuntivo, contraturas generalizadas, danos no sistema valvular do coração, hérnias inguinais e/ou umbilicais recorrentes, aumento do fígado, opacidade da córnea, perda de audição e língua excessivamente aumentada, perturbações da fala, além de graus variáveis de retardo mental.
A mucopolissacaridose tipo 1, também conhecida como síndrome de Hurler, síndrome de Scheie ou síndrome de Hurler-Scheie, é uma doença rara que acomete 1 a cada 100 mil pessoas. Mais da metade dos casos é em sua forma mais severa, que reduz significativamente a expectativa de vida devido a complicações graves nos sistemas cardiovascular e respiratório.
O tratamento pode incluir terapias de reposição, terapias intravenosas e transplante de células-tronco.
Segundo o Ministério da Saúde, até 2015, foram registrados 225 casos de Mucopolissacaridose do tipo 1 no Brasil.
A Mucopolissacaridose do tipo 1 (MPS 1) é uma doença lisossômica progressiva, que pode se manifestar de 3 formas, cuja diferença entre elas é a velocidade de progressão da doença, a gravidade com que acomete o organismo, e a presença de comprometimento neurológico.
A MPS é uma doença genética, de herança autossômica recessiva, causada pela deficiência de uma enzima (alfa-L-iduronidase) codificada pelo gene IDUA. Esse gene é responsável pela separação dos resíduos dos glicosaminoglicanos (GAGs), componentes fundamentais na matriz celular que cumprem diversas funções.
Com essa deficiência, há um acúmulo dos GAGs no interior dos lisossomos, e um aumento de sua eliminação pela urina, o que irá comprometer os sistemas respiratório, nervoso, musculoesquelético, cardiovascular e gastrointestinal.
Os sintomas são diversos e recorrentes há mais de 6 meses.
Alguém da sua família recebeu diagnóstico de doença rara.
Os médicos não sabem explicar o que está acontecendo
Peça uma avaliação. Nosso serviço é prático, seguro e totalmente gratuito.
Acesse nossa base de conhecimento
Saiba mais